quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Criatividade em Crise

"Não sou escritora", não me posso considerar como tal se me entender como alguém que muito gosta de esrever palavras soltas ou colocá-las à solta.
É muito sábio admitir que apenas se gosta de escrever e que não se é um escritor, mas é vaidade pura, quando não nos apercebemos que estamos a ter um acto de pretenciosidade, mais ainda, quando escrevemos quilómetros de linhas e depois dizemos, muito pseudo-humildemente, "não sou escritor"!
Há gente que lê estas coisas! Caramba!
Há gente como eu que escreve que se desunha porque se diverte com tal forma de expressão! Caramba! Somos ou não escritores à nossa maneira?

Não, não ferquentei nenhum curso de literatura ou frequentei convensões sobre a arte de escrever, muito menos congressos ou reuniões de carácter literário muito profundo! Nada! Escrevo e pronto!
Ok! Sou uma burra que tem a mania que tem algo de novo para transmitir ao mundo, como se os meus trinta e poucos pudessem dizer algo diferente das gerações anteriores relativamete ao que sentiram ao longo do seu percurso existencial, relativamente à vida interior perante um mundo moral, espiritual e físico que se esvanece diante os nossos olhos dia após dia! É isto minha gente!

"Olhe. . ., se faz favor, . . . pode dizer-me como é que eu faço para ser um escritor? . . . onde é que eu preencho? . . . ah, obrigado!"

Será que é assim, ou é pela mesma maneira que se é pintor?

"- Pá, madrinha, pinto uns quadros!
- Não me diga que voucê é pintor . . .!?! . . . Ai, mas o que é isto?!?. . . ok, não intressa, mas isto é um, . . . ou . . .mas é que parece mesmo. . . bem, é o máximo!
Mas o menino é fabuloso!
- Sim . . . , já ando nisto há algum tempo . . . e ainda não ganhei népia e tou a precisar d'umas massas!
- Deixe tar meu crido que eu vou falar com a Mituxa e com o ZêTou, eles vão adorar!
- Crida como sempre madrinha!"

Esta senhora tinha acabado de entrar de repente no quarto do afilhado intelectual de Extremo Centro e deparou-se com algumas folhas no chão salpicadas com tinta da parede, outros pedaços de papel espalhados no meio do chão, que eu diria mais "telas" sujas de alguma coisa líquida e ainda a cheirar a cerveja . . . Pois, o "pintor" esmerou-se nas "pinturas". . .!

Finalmente vou abordar o facto de ser Intelectual de Extremo Centro!
Eh, lecas!!!
Finalmente vou puder explicar o que é esta nova onda de aficcionados pela pseudo-qualquer-coisa que também é interessante, dentro da Intelectualidade de Extremo Centro.
É que não é nem à direita, nem à esquerda, é quase estilo à esquina, mesmo ali no vértice do centro - o que quer que seja, que isto queira dizer! - como quem não está à espera de nada, mas que no entanto,
É aquele conglomerado de gente que está ali, no fundo da questão, é o centro da atenção de uma forma quase narcisica, mas como se não fosse nada com ele e que pensa:
"mas q'a raio se passa aqui??? Está tant gente gira a reparar em mim porquê?!? Eu só vim fumar um cigarro!"

Ora aqui está! O intelectualzinho . . .!
Manaplas no bolso com a calça a escorregar pelo cu a baixo, camisola de marca com estilo "cool" e teninho de marca meio sujo a raiar classe média, de óculos de massa rectangulares, cabelo esgranhado e barba por fazer a cheirar, inevitávelmente e irresitívelmenbte, ao perfume da moda - faz as delícias de toda a trintona que já se enjoou de engravatados pedantes! - mas que curte os HGF e música alternativa de todas as ondas musicais porque . . . é baril . . .é o seu groove!
Este pintas amanda uns bitates políticos socio-económicos e devora todas as revistas da actualidade, até mesmo algumas gordas - as letras . . . - da fofoquice e ao fim de semana estende-se no Bar o Peixe, num Alfarim qualquer perto de si, em que tudo o que se mexa ou não, a partir das 5 e trinta da tarde, vira croquete sem se pagar mais por isso!

Ok. Poder-se-ia dizer que é um pseudo intelectual de esquerda da classe média, . . . sim talvez, mas este vai mais além! . . . porque tem dinheiro para o combstível do carro! . . . o papá paga! . . . este não fuma ganzas, . . . é fino! . . . cervejola no fim da tarde e bebidas brancas à noite!
Nem sequer se pode chamer de novo rico, porque não trabalha na Bolsa, não é nenhum gestor de produto num laboratório farmaceutico, ou algo do género. É o gajo que está sempre bem na vida, faça o que fizer! E o curioso é que o pintas é inteligente giro, mas parvo! Irrita de presunçoso e arrogante que é, com ar de desprezo pelo mundo como se nada o atingisse, misturado com simpatia de plástico à medida da ocasião.

Ok, em toque de resumo, se não existir coisas que mexam connosco e se nós não nos deixarmos tocar pelo mundo, perdemo-nos no meio do nada e os outros também!

Inté ;)

1 comentário:

  1. Olá! Dia desses escrevi um texto que tratava da criatividade em crise: http://sovimpraescrever.blogspot.com/2009/07/crise-alcancou-criatividade.html.
    A questão da "modéstia" em dizer "ah, não, não sou escritora, escrevo por puro hobby, mas é ainda muito amador" eu a tenho. Mas, ela é extremamente sincera, mesmo porque a minha tentativa de escrita é apenas uma maneira de tornar mais profissional aquilo que tenho gosto de fazer. E também, no final das contas, a gente acaba com medo das pessoas dizerem "coitada, pensa que é escritora"... Essas coisas, sabe? rs

    Beijão!

    ResponderEliminar