sábado, 14 de julho de 2012

Uma Sexta-Feira 13 Qualquer . . .

Bem . . . Isto estava difícil!
Problemas no trânsito, nos trânsitos desta vida . . .
Estava complicado para chegar aqui, ao posto de comando do disparate a monte!
Mas, entre mortos e feridos, uns escaparam-se, outros nem por isso e ouvi dzer . . . ouvi dzer . . . que alguns ainda se transviaram a meio do caminho - queira lá isto dzer o que quer que seja!
Mas indo ao que interessa - ou nem por isso -, que bem que se atende em Portugal!
É um espetáculo! . . . o verdadeiro exemplo na arte de bem receber . . . quais irlandeses, quais brasileiros . . . é mesmo o tuga, o campeão do atendimento!!!
"Cheiras bem, tens pinta de espanhol - ou outro estrangeiro qualquer -, não importa se traficas droga, que tenhas abatido a tua família a tiro, que robes milhões de contribuintes do teu país, se és pedófilo, proxeneta ou  estuprador, com um sorriso maroto nos lábios e boa pinta, sê bem vindo a este modesto estabelecimento comercial - que só está espalhado por todo o país e paga mal e porcamente aos funcionários.
Agora, se vens para aqui com calça de ganga elástica, Crocs nos pés - que por sinal até custam os olhos da cara -, trin-shert barata comprada na Sport Zone, com esse cabelo meio mal apanhado e  esses óculos verdes retângulares de pseudo-intelectual de esquerda, ainda por cima a comprares às prestações, em vez de teres nessas manaplas tudo o que tens a pagar. . . põe-te na alheta, que este local é só para gente de bem, como estes senhores bem parecidos e tão agradáveis que acabei de atender!!!!"
"Não há nada como a maneira de atender dos portugueses!" ou "Não há nada como os portugueses a atender!" - já não me lembro muito bem, tal foi o abalo no meu cérebro!!! - saiu-me da boca assim que a dondoca da treta cruzou os olhos com os meus. O revirar dos olhos da notável senhora prometiam um esventrar aparatoso das minhas entranhas, como não haveria memória.
É que para além de ser sexta-feira 13, a senhora teve mesmo azar . . . olha com quem na vida dela haveria de se cruzar! EU!
Mas a final, quem se julga esta senhora?
Será que seria uma tia falida a fazer serviço social e em liberdade condicional por não ter pago os ouros?
Seria a mulher do dono, vestida de funcionária desse estabelecimento, porque já não tinha mais nada de interessante para fazer nesse dia e decidiu fazer algo de diferente para dar sentido à sua reles e fútil vida? 
Ou estaria a senhora a fazer voluntariado pelo seu fornecedor de bens essenciais . . . e outros?
Pelo óptimo aspeto - é verdade, a cinquentona benzoca era toda bem parecida -, devia estar à procura de algum assegurador dos seus pretensiosos consumos, sendo aquele local, tão necessariamente visitado, um excelente ponto estratégico para a concretização da sua caçada! 
 . . . mas a Kapital, o BBC e outras distintas casas de diversão noturna, para gente não menos distinta, já deram tudo o que tinham a dar????
 . . . mas, mas . . . não entendo!
Pelos vistos a tradição já não é o que era e começo a ver que até o engate de alto nível já entrou no degredo. Os locais mais frutuosos passaram a ser os locais de passagem necessária, quando o combustível escasseia no veículo.
E ainda estas senhoras não se lembraram de ir arrumar, com grande classe - e com as suas grandes classes . . . -, os carros de altos cargos das empresas estatais, privadas e EPE's.
"Quiduxo, mais pá direita, mais pá direita . . . iiiiiiisso! 
Vanha, vanha, vanha . . . destorçá tudo, tudo, tudo . . . iiiiiiisso!
- 25 euros chegam? - questiona o bem aprumado, carregado de brilhantina no cabelo - com 3 dias! - e por detrás dos seus óculos Pradaria e fato Armane.
- Olhe quiduxo, como foi para si, até lhe faço por 20 euros!"
Enfim . . . comentários para quê!
Assim vão os tempos de agora, carregados de mudanças desconcertantes, mas não menos carregadas do que de melhor há neste Portugal!

A alguns dos intervenientes,

Bem-Hajam!







  

2 comentários:

  1. Espero que seja esta senhora um caso isolado no "bem atender de Portugal"!Haja paciência!

    ResponderEliminar
  2. Com muita pena minha não é um caso isolado. Este comportamento só mesmo na nossa espécie animal!
    Mas felizmente, muitos de nós estamos num caminho diferente, uns milénios à frente e percebemos que as pessoas são apenas seres vivos, sabemos o que nos faz ser mais criativos, que valores nos trazem relações saudáveis, o que nos torna entusiasticamente produtivos e o quanto é fundamental gostar de simplesmente servir!
    O prazer de se viver neste caminho é tão maior quanto a vontade de se ser e estar feliz!

    Beijoca Artista :)

    ResponderEliminar